segunda-feira, 9 de junho de 2014

Como vai ser a Copa - Parte 1

Suker e Projeto Tamar: Quando ficar irritado por causa de um texto da Veja, olhe para essa foto (Foto: Helena Rebello)


GRUPO A

É o Neymar ou o sósia do Neymar? Nunca saberemos (Foto: Divulgação)

Esse grupo, tirando o Brasil brasileiro, é tipo a seleção alemã convocada para essa copa, que não tem lá nenhum grande craque, mas também nenhum perna de pau. O trio formado por Croácia, México e Camareeeeeeeeeeeeeeus não deve passar das oitavas-de-final (por falta de qualidade e porque o cruzamento foi malvado com eles), mas também não tem nenhuma daquelas seleções candidadas a saco de pancadas. VAMOS AOS TIMES AEEEEEEEEEEEEREE

– Brasil

Crack: Neymaaaaaaaaaar Neymar Neymar Neymar
Vai até onde: Campeón, pora, amém
Vicente del Bosque cantou a letra: O Brasil ganhou a Copa das Confederações no hino. Não precisava nem ter jogado. Podia ser o maior homem de gelo que balançava a perninha ali. O poder da torcida cantando meio à capella foi tão impressionante que aquele time, recheado por jogadores daqueles que daqui décadas são esquecidos foi campeão com muita sobra. Não vai ser tão fácil assim agora – o elemento surpresa já elvis –, mas vai dar Brasil.

– Croácia

Crack: Mandzukic
Vai até onde: oitavas-de-final
A Croácia, desde a sua primeira e melhor participação em cuepas, em 1998 na França, é o meu time favorito. Torci a favor contra o Brasil em 2006 e fiquei muito de cara quando, do alto da minha cama e debaixo das minhas cobertas, vi o Kaká meter aquela bucha – inútil, tendo em vista a pífia campanha do Brasil na Alemanha. Aquele time com Boban e Suker (meu jogador gringo predileto dos que vi nas copas) é até hoje meu favorito e azar que isso seja hipster. Gosto até da camiseta. Enfim, a seleção croata de 2014 não é nem sombra daquela, mas ainda possui os resquícios do bom toque de bola, marcação forte e cruzamento pra um cara grande botar pra dentro de cabeça. Por isso elegi o Mandzukic o craque. Ele vai fazer muito gol nos dois jogos da primeira parte que vai disputar (tá fora contra o Brasil).

– México

Crack: Chicharito Hernández
Vai até onde: ficará em terceiro no grupo
Gosto da seleção mexicana. Não a seleção mexicana atual, mas  INSTITUIÇÃO seleção mexicana. Sempre é uma daquelas que eu torço pra que passe das oitavas – e que quase sempre passa, diga-se. Não creio que vá passar, embora um empate com a Croácia aumente as chances, tendo em vista que os europeus dificilmente ganharão de Camarões por um placar largo. Caso contrário, meus comentários sobre o México continuarão se baseando principalmente no fato de que comprei tacos e vou tentar fazer essa semana.

– Camarões

Crack: Eto’o, que tem menos gols no Brasileirão do que o Obina
Vai até onde: o aeroporto, de volta pra casa bem rápido
Uma das seleções mais carismáticas ALL TIME. Camarões foi a primeira seleçã africana a causar certo REBULIÇO em copas, quando na de 1990, já começou ganhando da então campeã Argentina e depois indo até às quartas-de-final, perdendo na prorrogação para a Inglaterra depois de quase vencer no tempo REGULAMENTAR. Assim como a Croácia, vive atualmente do passado e assim como Portugal poderia ter a página do álbum de figurinhas toda completa pelo Eto’o.

Resultados:

BRA  2x0 CRO (Neymar de falta e Oscar de fora da área)
MEX 3x1 CAM
BRA 2x0 MEX (David Luiz e Neymar)
CAM 0x2 CRO
CAM 1x3 BRA (Eto’o; Neymar e Fred [2])
CRO 2x1 MEX



GRUPO B

Seleção espanhola: o fenômeno do uniforme mais bonito virar o mais feio (Foto:  (Foto: Franck Fife/AFP))

Mano, VAI FERVER O KISSUCO nesse grupo. Não tem apenas duas das melhores seleções do futebol atual, mais uma das mais fortes do segundo escalão. Tem duas das equipes mais MORDIDAS do certame. Primeiro a Holanda, obviamente CHATIADA por causa da final da copa de 2010. Perdeu pros espanhóis depois de terem passado a régua no Brasil. Depois a própria Espanha, que parou de ganhar tudo quando perdeu pro verde e amarelo a Copa das Confederações do ano passado.
Como se não bastasse, as duas seleções vão brigar até o último segundo pra fazer aquilo que todo coxinha leitor do Olavo de Carvalho e espectador do Felipe Neto deseja: fugir do Brasil. Palpite: Fúria passa em primeiro.

– Espanha

Crack: Iniesta
Vai até onde: semi-finais, eliminada pela Argentina
A Fúria vai tentar provar que o estilo de futebol que a fez campeã de quase tudo não está ultrapassado e ainda pode render frutos. O time deu uma certa renovada, resta saber se pro bem ou pro mal. Por exemplo, tenho dúvidas se Diego Costa é mais jogador do que o David Villa de 2010, que chorou litros por duas semanas após não ser eleito o melhor jogador da copa daquele ano.

– Holanda

Crack: Van Persie
Vai até onde: oitavas-de-final, sendo eliminada pelo futebol muleke dos brasileirinhos
Pela campanha que fez nas eliminatórias, a Holanda tem tudo para fazer uma primeira fase igual às mulheres de lá: linda. O time é bastante parecido com o vice-campeão de 2010, o que deve contribuir para o SANGUE NOZÓIO do jogo contra a Espanha, logo na abertura, quando ainda não terá nenhum elemento derivado de resultados anteriores. Vai ser certamente o melhor jogo da primeira fase. Não vai passar das oitavas porque, muito provavelmente, vai pegar o ESCRETE CANARINHO, que será campeão.
Chilechilechilechilechileeeee
Crack: Alexis Sanchez
Vai até onde: eliminado na primeira fase (choros)
A seleção do Chile é uma das prediletas minhas dentre as 32. É um time leve, joga rápido e, se eu fosse bom, seria uma equipe em que eu me encaixaria bem. Mas eu não jogo bem. Pero deram muito azar, caindo no grupo mais vivo dessa cuepa. Uma pena, principalmente tendo em vista que esse é um mundial latino e eu querer todos os países da América Latina se classificando.

– Austrália

Crack: Um tal de Tim Cahill, dizem
Vai até onde: o aeroporto de volta pra casa
Pelo que eu vi no amistoso contra a Croácia, a seleção da Austrália é uma das mais fracas do torneio. Tendo em vista o grupo em que caiu, com as outras três equipes lutando feito bicho por todos os pontos, é um dos grandes candidatos a saco de pancadas. Mas segue sendo um bom lugar pra fazer intercâmbio.

Resultados:

ESP 2x1 HOL
CHI 2x0 AUS
AUS 1x3 HOL
ESP 2x0 CHI
AUS 0x3 ESP
HOL 2x0 CHI

GRUPO C

Descobri pelo álbum quem é esse cara (Foto: EFE)

Acho que esse é um dos grupos mais parelhos da cuepa. E por um motivo bem simples: O bisonho ranking da FIFA, que foi capaz de montar um grupo formado por Colômbia, Costa do Marfim, Japão e Grécia. Sendo que temos outro com Espanha e Holanda e mais um com Itália, Uruguai e Inglaterra. Se fosse videogame, tinha que sortear de novo. Mas ainda não é.

– Colômbia

Crack: Carlos Bacca
Vai até onde: oitavas-de-final
A Colômbia fez uma eliminatória bonitinha, caiu num grupo fácil e tinha tudo pra surpreender chegando até às quartas-de-final, mas o corte de Falcão Garcia cortou dois terços da chance de isso acontecer.

– Grécia

Crack: Kostas Manolas (pelo nome)
Vai até onde: morre por aqui mesmo
Gosto muito da Alexis Bledel naquele filme em que uma calça viaja pelo mundo. Acho ela bonita diariamente, mas interpretando uma moça que viajou pra Grécia ficou ainda mais.

– Costa do Marfim

Crack: Drogbinha
Vai até onde: oitavas-de-final e tá de bom tamanho
A seleção da Costa do Marfim, sempre alguns anos antes da copa, é tida como A SELEÇÃO QUE VAI ABALAR AS ESTRUTURAS DO CARALHO TODO, mas ou sempre é muito menos que isso, ou sempre pega um grupo fodido. Dessa vez pegou um fácil, vai conseguir passar de fase. Mas já nas oitavas o cruzamento foi cruel. Drogba vai se despedir nas oitavas.

– Japão

Crack: Acho que é o Honda
Vai até onde: luta com a Costa do Marfim pela segunda vaga
Acho a seleção japa muito simpática. Não exatamente pelo lance do Pikachu na camiseta, eu sempre achei Pokémon um desenho que passava uma baita mensagem bizarra de RINHA DE GALO. Gostei da participação deles na Copa das Confederações e comecei a apreciar aquele futebol rápido, mas que sempre perde (é tipo eu).

Resultados:

COL   2x0 GRE
CDM  2x1 JAP
COL   1x1 CDM
JAP   2x1 GRE
GRE   0x3 CDM
JAP   1x2 COL


GRUPO D


Esse vai ser bom! Só jogaço! Ou não, pode ser um grupo horroroso. Por um lado, são três seleções tradicionais, três seleções campeãs e três seleções com bons jogadores. ON THE OTHER HAND, são três seleções cansadas (ainda que Itália e Inglaterra estejam se renovando) e, principalmente, com medo de dar vexame. Itália e Inglaterra foram pior na copa de 2010 do que eu como assessor de imprensa da Marinha do Brasil. Vão jogar cagadas. Aí o Uruguai pode ter vantagem. Ou não.

– Itália

Crack: Pirlo
Vai até onde: quartas-de-final
A seleção Italiana tem se renovado nos últimos anos e fez uma boa Copa das Confederações do ano passado, jogando muito bem contra a Espanha (depois de tomar um olé homérico na Euro). Empurrada por um jogador que poucas equipes tem parecido em seu elenco, Pirlo, e um Balotelli louco pra fazer gol e pegar mulher, não necessariamente nessa ordem, deve confirmar o primeiro lugar.

– Inglatera

Crack: Gerrard
Vai até onde: pode passar, mas creio que no FRIGIR DOS OVOS, fica pelo caminho
Uma das únicas seleções que têm um “Pirlo” no elenco é justamente a Inglaterra, o Gerrard. Tem o Lampard e o Rooney também. Além disso, a equipe vem de uma boa renovação, o que pode ser bom. Para a copa de 2018. Nessa, ainda tá todo mundo verde.

– Uruguai

Crack: Cavani
Vai até onde: quartas-de-final
O Uruguai, depois do Brasil, vai ser o time com maior torcida na copa. Primeiro porque brasileiro tem mania de torcer contra o Brasil e o Uruguai é um bom time pra se torcer porque é bom e aguerrido. Segundo porque 50% dos brasileiros quer morar no Uruguai, devido ao bom momento social do país vizinho, principalmente por conquistas como a regulamentação do aborto e da maconha. Por causa dessa torcida, por causa dos bons jogadores e por causa da garra, deve chegar até às quartas, quando perderá para o Brasil.

– Costa Rica

Crack: Li num lugar que é um rapaz chamado Bryan Ruiz
Vai até onde: acho que inclusive já tá voltando
Vai ser o grande saco de pancadas da copa. Torço pra que surpreenda, ia ser muito engraçado. Ou, como diz a minha irmã, ENGRA. Mas não vai rolar. Vai ser goleada em todos os jogos. Tomara que estejam concentrados em um lugar legal, pra valer a pena a viagem.

Resultados:

URU  2x0 COS
ING   1x2 ITA
URU  2x1 ING
ITA   4x0 COS
COS  0x3 ING
ITA   2x1 URU


Um comentário:

  1. Muito bom o texto, outro grande jogador croata é Domagoj Vida

    ResponderExcluir