terça-feira, 17 de junho de 2014

Alemanha 4x0 Portugal

Thomas Muller: 8 gols em sete jogos em copas


ALEMANHA

Comentei aqui anteriormente que a Alemanha é um time planejado há algum tempo – desde 2007, talvez. Foram possivelmente sete anos que transformaram essa promissora geração em uma BRASÍLIA do futebol. Uma cidade planejada dos campos. Deu resultados em 2010, quando foi eliminada apenas para a seleção que, também planejada, havia sido campeã da Euro em 2008 e seria campeã daquela Copa do Mundo e de mais uma Euro na sequência. Claro que o placar alargado está na conta de Pepe, mas não se pode negar a força da seleção alemã (que, cuidado, deve enfrentar o Brasil na semi-final). 


MÜLLER

Há alguns meses estava conversando com a alguém (não me lembro quem) sobre a seleção alemã. Exatamente sobre isso aí de cima, de ser uma seleção que vem sendo pensada desde o final da copa de 2006. A pessoa disse que, porém, faltava um craque na seleção alemã. Eu citei Müller e não fui levado a sério. Pois bem. Müller tem 24 anos e oito gols em uma Copa do Mundo e um jogo. Se contarmos com o provável avanço alemão até pelo menos a semi-final, serão seis jogos ainda na de 2014. 8 gols em 7 jogos. Se é craque? Não sei. Messi tem duas copas inteiras mais um jogo e marcou duas vezes. O conceito de craque é muito plural. Bebeto não era craque, mas foi importantíssimo em 1994. David Villa empilhou gols e ajudou a Espanha a ser campeã em 2010. Müller. Se fala tanto da possibilidade de Klose ultrapassar no Brasil a marca de Ronaldo de 15 gols em mundiais, mas ele já tem 8. De qualquer jeito, Ronaldo não vai durar muito com esse recorde.

JOÃO MOUTINHO

Um dos meus grandes destaques para a cuepa, João Moutinho foi, junto com Di María, a grande decepção da primeira rodada. Em tarde especialmente infeliz, não acertou absolutamente nada, o que também definhou o rendimento de Cristiano Ronaldo, que, mesmo buscando o jogo, recebeu poucas e horríveis bolas do camisa 8 português. Deve melhorar. Precisa melhorar.

PEPE

Tenho problemas com o Pepe há muito tempo. Acho que desde aquela história dele bater no peito e bradar “eu sou europeu”. Não me entendam errado, sou um grande fã do sarrafo. Elogio quando um zagueiro do meu time mete um carrinho em algum atacante adversário que já tenha marcado na partida. Minha crítica não está ali. Copa do Mundo não pode ser 100% bonita. O problema foi a cabeçada e, principalmente, a omissão posterior. Não acho que tenha de ser “banido do futebol”, mas um joguinho só de suspensão é pouco.

CRISTIANO RONALDO


Não é exagero: Caça Rato, o CR7  muleke, poderia ter ajudado mais Portugal do que Cristiano Ronaldo. Gosto do Português porque, no vídeo game e na vida real, ele não se omite do jogo. Sempre tenta, sempre busca a bola. E ele fez isso na partida de ontem. Mas errou todo o resto. A contagem regressiva fica mais feroz. Portugal não vai muito longe na copa e Cristiano deve uma boa atuação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário